Podemos definir liderança empresarial como a capacidade de um governante para influenciar positivamente os trabalhadores que tem a seu cargo. Graças a esta qualidade, a empresa atinge os seus objetivos com mais facilidade e sucesso. Às vezes, verás esse conceito assimilado ao de chefe, mas não é o mesmo. Este último limita-se simplesmente a planear, dirigir e ordenar os seus trabalhadores. No entanto, o líder empresarial vai um passo mais longe e deve contar com outras habilidades. Acompanhas-nos a descobri-lo? Toma nota e recorda que na Escola ELBS poderás especializar-te no âmbito, dá uma olhada na nossa formação de liderança e comunicação.
Índice de contenidos
Habilidades que deve ter um líder empresarial
Se queres ser um bom líder empresarial, também deves saber planear a estratégia do negócio e como executá-la. Igualmente, deves ser capaz de mandar sobre os teus empregados. Mas, principalmente, tens que ter três habilidades:
- Habilidades técnicas. Logicamente, como líder, tens que possuir o conhecimento técnico necessário sobre a empresa que você dirige. Se, por exemplo, se tratar de um escritório de advogados, deve ter amplos conhecimentos de direito. Mas também do funcionamento deste tipo de escritórios em termos de vendas, finanças e regulamentos.
- Habilidades pessoais. O líder tem que possuir inteligência emocional. Ou seja, deves ser capaz de manter o equilíbrio ante as pressões externas e internas. Por vezes, os proprietários da empresa querem atingir os seus objetivos de forma rápida e influenciem para isso. Do mesmo modo, alguns clientes desejam ver os seus problemas resolvidos de imediato. Se queres ser um bom líder, tens que lidar com essas circunstâncias e manter o equilíbrio priorizando sempre a ética empresarial.
- Habilidades sociais. Finalmente, um líder deve manter boas relações com todas as pessoas que fazem parte da sua equipa. Além disso, deve possuir redes de contactos com outras que interessem à empresa. Em suma, trata-se de que tenhas qualidade humana no trato com todos os indivíduos. Desta forma, vais diferenciar-te daqueles que só querem fechar um negócio.
Tipos de Liderança Empresarial
Para ser um bom líder de empresarial, precisas ter as habilidades que explicamos. Mas também precisas saber que existem vários tipos de liderança. Dependendo das tuas qualidades, poderás exercer um ou outro e até mesmo combinar vários. Vamos dar uma olhada:
O líder autocrático
Denominam-se assim aqueles que exercem a sua liderança de forma ditatorial. Não permitem que os seus subordinados expressem as suas opiniões nem manifestem o seu desacordo. São chefes que ostentam o seu poder e tem como máxima ordenar e mandar.
Este tipo de liderança é negativo. Gera baixa autoestima e estresse nos seus empregados. Com isso, reduz a sua produtividade e desempenho. Portanto, não aconselhamos que escolhas esta forma de liderança.
O líder democrático
Situa-se no extremo oposto do anterior. Acredita firmemente na importância de que os seus empregados devem envolver-se na tomada de decisões. Por isso, nunca tem atitudes autoritárias e fomenta a comunicação interna. Procura sempre a opinião de seus subalternos e pensa que todos devem ser ouvidos.
Finalmente, ele vai tomar a decisão, mas primeiro vai ouvir os seus funcionários para ter uma visão mais ampla do assunto. Tudo isto fomenta o entusiasmo dos trabalhadores, que apreciam que as suas opiniões sejam tidas em conta.
O líder que deixa fazer
Em psicologia empresarial, também se denomina este tipo de liderança laissez-faire. Se optares por esta modalidade, serás um chefe que confia na qualificação e bom juízo dos seus empregados. Por isso, irás permitir que tomem as suas próprias decisões. Em última análise, irás deixar que façam trabalho de acordo com a sua própria iniciativa.
Este tipo de líder acredita que o importante são os resultados, não o processo. No entanto, quando é necessário, dá conselhos, mas nunca impõe o seu critério. É muito valorizado pelos trabalhadores, que apreciam a confiança que tem neles e a liberdade que lhes dá. No entanto, devemos também comentar que este tipo de liderança nem sempre funciona bem. Por exemplo, pode haver empregados que caem em excesso de confiança e tomam decisões que não lhes competem.
O líder da transformação
De certo modo, está relacionado com o anterior. É um tipo de líder que aposta no compromisso dos seus empregados. Dá-lhes confiança e permite que tenham uma comunicação fluida com ele. Considera que essa é a única forma de transformar a empresa, para melhor.
Para o efeito, promove a criatividade dos seus trabalhadores e incentiva-os a participar na tomada de decisões. Por conseguinte, não tem medo de correr riscos, se isso servir para estimular os seus empregados.
O líder transacional
Este tipo de liderança empresarial baseia-se na recompensa através de incentivos económicos. Quando um empregado fez um bom trabalho ou cumpriu os seus objetivos, acrescenta-se um montante à folha de pagamentos. Desta forma, ambas as partes acabam beneficiadas.
O trabalhador vê recompensado economicamente o seu esforço e a empresa consegue melhorar as suas vendas. Além disso, esta última motiva outros empregados, que tentarão imitar o recompensado. Portanto, é uma liderança empresarial positiva, pois melhora a produtividade e o sentimento de pertencer ao negócio. Além disso, gera benefícios económicos e otimiza o clima de trabalho.
Aplicações de cada tipo de liderança
Agora vamos falar sobre as aplicações empresariais de cada classe de liderança. A autocrática é prejudicial e não aconselhamos que a exerças. A democrática é boa, mas tens de ter cuidado. Se caíres num excesso de confiança, os trabalhadores podem relaxar e não cumprir com as suas obrigações.
Por sua vez, a liderança laissez-faire requer empregados altamente qualificados. Caso contrário, poderiam cometer erros que, a longo prazo, prejudicariam a empresa. Portanto, é necessária muita confiança nos mesmos. Quanto ao líder transformacional, também é positivo. Mas sempre que conte com empregados comprometidos e que tenham bem claro o objetivo que pretende a empresa.
Por último, se decidires ser um líder transacional, também terás boas expectativas. Um dos melhores reconhecimentos para um trabalhador é a recompensa econômica. Afinal de contas, todos nós trabalhamos para ganhar dinheiro.
Em conclusão, a liderança empresarial requer uma série de habilidades. Mas, além disso, um bom líder é o que melhor compensa os cinco tipos que te enumeramos e sabe aplicar um ou outro segundo cada situação concreta.