Atualmente, cada vez mais pessoas buscam um estilo de vida saudável e equilibrado que contribua para o seu bem-estar, e a nutrição desempenha um papel muito importante nisso. É agora que o coaching nutricional entra em cena, uma vez que se concentra em ajudar essas pessoas a alcançar os seus objetivos relacionados à alimentação e saúde.

A seguir, exploraremos o que é o coaching nutricional, quem pode ser um coach, a diferença entre nutricionista e coach, e os requisitos necessários para se tornar um coach nutricional de sucesso. Vamos começar!

Inscreva-se agora no mestrado em dietética e nutrição e ajude as pessoas a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

O que é o coaching nutricional?

O coaching nutricional é uma disciplina que se concentra em guiar a pessoa a alcançar os seus objetivos propostos, relacionados à dietética e nutrição, por meio da comunicação e motivação. Portanto, a função do coach é conscientizar o paciente sobre o que impede a realização dos seus objetivos, a fim de obter mudanças nos seus hábitos de vida.

Assim, o coaching nutricional não serve apenas para ganhar ou perder peso, mas também significa uma mudança na relação com a comida que proporcionará maior satisfação e bem-estar à pessoa. No entanto, é importante lembrar que o coach não substitui o nutricionista, mas são disciplinas complementares.

Quem é o um coach nutricional?

O coach nutricional é o profissional que assessora as pessoas em todos os processos de mudança relacionados à alimentação e hábitos saudáveis que se propõem. A pessoa que atua como coach trabalha a motivação e as emoções, por meio de estratégias e de forma comprometida, que se manifestam durante a mudança em direção a uma meta saudável e repleta de bons hábitos.

Diferença entre nutricionista e coaingching nutricional

A principal diferença entre as duas profissões é que o nutricionista utiliza o seu conhecimento científico para avaliar a ingestão de alimentos e nutrientes. Dessa forma, ele fornece instruções e recomendações personalizadas para cada paciente.

Por outro lado, o coach nutricional se concentra em estabelecer metas e planos de ação para seus pacientes, a fim de motivá-los a superar as suas metas desejadas. Essas mudanças podem interferir na alimentação, no exercício, no sono e no manejo do estresse. Nesse sentido, o coach oferece uma orientação geral sobre nutrição e hábitos saudáveis, mas não tem a mesma formação científica que os nutricionistas para tratar certas condições médicas.

O que é preciso para ser um coach?

Um coach nutricional deve adquirir habilidades necessárias para ajudar os seus pacientes a estabelecer metas e manter a sua motivação. Assim, buscar formação em cursos ou certificações específicas em coaching pode ser muito útil para adquirir amplo conhecimento sobre esta disciplina.

Na escola ELBS, oferecemos o Mestrado em Dietética e Nutrição + Coaching Nutricional, no qual, além de adquirir conhecimentos sobre nutrição, você também aprenderá sobre o perfil do coach, as disciplinas do coaching, os fundamentos da nutrição, bem como várias técnicas de coaching nutricional e ferramentas de aplicação. Além disso, a escola oferece máxima comodidade, permitindo que você estude a formação online, para poder organizar as suas horas de estudo conforme a sua conveniência e compatibilizá-las com outras prioridades do seu dia a dia.