Nos últimos anos, a preocupação com a saúde física e mental, tem ganhado cada vez mais protagonismo nas nossas vidas. E é que a atividade física é uma das melhores formas de conseguir o equilíbrio entre o corpo e a mente. Mais muita gente já cansou das rotinas desportivas generais. Também outras precisam de um acompanhamento personalizado. É por isso que o perfil de um bom personal trainer é fundamental neste aspeto. Quer saber mais acerca deste âmbito profissional? Continue a ler ou de uma olhada ao nosso Mestrado em Personal Trainer.

Que faz um personal trainer?

O personal trainer é um perfil profissional que tem como principal objetivo elaborar treinos, supervisionar e instruir aos alunos a executar adequadamente os exercícios correspondentes. Também acompanham aos alunos no seu desenvolvimento desportivo.

Para poder cumprir os objetivos, é fundamental criar um vínculo entre o aluno e o treinador pessoal. Ou seja, é necessário conhecer ao cliente em todos os aspetos. Desta forma, definir o melhor treino de acordo com as necessidades e objetivos do indivíduo.

A mais, umas das vantagens é que o treino pessoal pode ser realizado em qualquer lugar: academias, casa, instalações de ginástica ou de forma online. Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a optar por treinar em casa, o que proporcionou a este tipo de profissionais explorar mais uma possibilidade de atuação.

Também existem diferentes áreas de trabalho no perfil profissional do personal trainer. É possível encontrar profissionais especializados em musculação, judo, ioga, pilates, ciclismo ou natação, entre outros. Neste sentido, o acompanhamento pode ser feito coletivamente ou individual.

Benefícios principais dos treinos personalizados

Os benefícios dos serviços de um personal trainer são diversos, mais os principais são:

Criação duma rotina desportiva totalmente personalizada

Os treinos feitos pelos profissionais desportivos serão elaborados de acordo com os seus objetivos e necessidades. Por exemplo, se o seu objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular, os treinos terão exercícios aeróbicos ou de alta intensidade.

Atenção integral, supervisão e acompanhamento do personal trainer

Durante o treino, o profissional desportivo estará ao seu lado para tirar qualquer dúvida que tenha. Uma boa execução dos exercícios é essencial, não apenas para evitar lesões, mas também para garantir resultados mais rápidos. Dessa forma, o profissional lhe instruirá sobre como executar corretamente cada um dos exercícios.

Variedade de atividades e propostas

Variar e alternar as atividades com novos desafios para corpo, é algo que faz toda a diferença nos resultados da prática física. A mais, saber como fazer essas variações e quais são as alternações ideais para você se trabalharam em cada uma das sessões desportivas, evitando assim a caída numa rotina aborrecida e aumentando a sua motivação.

Menos erros e risco de lesões

Sob a supervisão dum profissional, os erros serão corrigidos ao momento. A correção postural também é a forma principal de evitar lesões e padrões posturais prejudiciais como podem ser as torções, luxações ou estiramentos.