Nos últimos anos, o setor de beleza e cuidados estéticos tem experimentado uma expansão notável, oferecendo uma vasta gama de tratamentos e serviços adaptados às necessidades de quem busca aprimorar a sua imagem. Embora os termos cosmética e estética sejam frequentemente mencionados neste contexto, você sabe o que realmente os diferencia? Neste artigo, vamos detalhar as distinções entre a cosmética e a estética, abordando as suas diferentes práticas, competências e áreas de atuação. Compreender melhor esses dois campos de cuidados estéticos permitirá que você escolha a disciplina mais alinhada aos seus interesses e metas pessoais, para assim dar início a uma carreira promissora.

Amplie seus conhecimentos no campo dos cosméticos com o nosso Mestrado em Medicina Estética.

O que são cosmética e estética?

Embora tanto os cosméticos quanto a medicina estética estejam relacionados aos cuidados com a aparência e o bem-estar pessoal, existem diferenças claras nos seus focos e abrangência. Por um lado, a cosmética se dedica ao estudo, desenvolvimento, fabricação e aplicação de produtos voltados ao cuidado e à melhoria da pele, cabelos e unhas. Entre esses produtos estão os hidratantes, maquilhagem, perfumes e itens capilares. O seu objetivo é embelezar, proteger e nutrir a pele, além de corrigir pequenas imperfeições, sendo usualmente adquiridos sem necessidade de prescrição médica.

Por outro lado, a medicina estética é uma especialidade médica que se concentra no aprimoramento da aparência por meio de tratamentos e procedimentos médicos, geralmente não invasivos. Baseando-se em princípios clínicos, ela utiliza técnicas como preenchimentos dérmicos, lasers, peelings químicos, entre outros, sendo sempre aplicada por médicos ou profissionais com treino específico em estética médica.

Diferença entre cosmética e medicina estética

A principal distinção entre essas duas áreas está na sua profundidade e propósito. Enquanto os cosméticos se focam no uso de produtos para cuidados superficiais e melhorias estéticas temporárias, a medicina estética envolve intervenções médicas especializadas que visam resultados mais profundos e duradouros.

Em resumo, a cosmética oferece soluções acessíveis e imediatas para o embelezamento. Já a medicina estética proporciona tratamentos mais avançados, sob supervisão médica, que prometem mudanças mais significativas e permanentes.

Descubra quais tratamentos você poderá fazer se estudar medicina estética.

O que se estuda em medicina estética e cosmética?

Na área de cosmética, o foco está em diversos aspetos relacionados ao cuidado e embelezamento da pele, cabelos e unhas. Por isso, os programas de estudo em cosmética, como o mestrado online da ELBS, abrangem temas como:

• Anatomia e fisiologia da pele, cabelos e unhas.
  • Química e formulação de produtos cosméticos.
  • Diagnóstico e avaliação da pele.
  • Técnicas de aplicação e uso de cosméticos.
  • Tratamentos específicos para a pele, como limpeza facial, máscaras e peelings.
  • Distúrbios e patologias da pele.
  • Cuidados capilares e tratamentos específicos para os cabelos.
  • Proteção e cuidados com as unhas.

Por outro lado, na medicina estética, o foco dos estudos está na aplicação de tratamentos médicos que visam aprimorar a aparência física.

O que faz um esteticista?

O esteticista tem como principal missão cuidar da saúde e aparência da pele, ao mesmo tempo, em que proporciona bem-estar e relaxamento aos seus clientes. Entre as atividades e serviços mais comuns realizados por este profissional, destacam-se:

• Avaliação e diagnóstico da pele.
  • Tratamentos de limpeza facial.
  • Massagens tanto faciais quanto corporais.
  • Serviços de depilação.
  • Aplicação de maquiagem.
  • Consultoria estética personalizada.

O que faz um profissional de cosmética?

O profissional de cosmética se especializa em diversas áreas relacionadas ao estudo, criação, produção e comercialização de produtos para o cuidado e embelezamento da pele, cabelos e unhas. O seu trabalho envolve a pesquisa e desenvolvimento de novas fórmulas, sempre buscando inovações que atendam às necessidades e preferências do mercado. Além disso, este profissional é responsável por testar e avaliar os produtos para garantir a sua segurança e eficácia, assegurando que os consumidores obtenham os melhores resultados.

Outro aspeto importante da profissão é a consultoria e venda de produtos cosméticos. O profissional de cosmética também monitora as tendências de mercado para adaptar as suas criações às demandas emergentes dos consumidores, acompanhando de perto as mudanças nas preferências de beleza. A capacidade de interpretar e prever essas tendências é fundamental para garantir que os produtos atendam às expectativas e se destaquem no setor.

Na Escola ELBS, oferecemos uma ampla e completa oferta formativa, onde cada curso permite que você desenvolva conhecimentos específicos para fortalecer o seu perfil profissional e destacar-se num setor em constante evolução e crescimento.

Mestrado em Medicina Estética – Selo de Notário Europeu –