A comunicação assertiva é uma ferramenta muito importante da comunicação, pois favorece ao diálogo eficaz entre interlocutores. A mais, é uma das principais competências de um profissional de sucesso. Por isso, trabalhar nela desde a infância é importante para que as crianças a desenvolvam corretamente, pois uma comunicação positiva promove o bem-estar em família. Continue a ler para saber como pode desenvolve-la nas crianças e lembre-se que pode especializar-se no sector com o nosso Mestrado Internacional em Psicologia Infantil e Adolescente.

O conceito de comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma habilidade social. Trata-se duma capacidade que todos nós temos em decidir o que queremos ou desejamos sem impor as nossas ideias aos outros. Não é um conceito fácil de trabalhar, pois, precisa de tempo, paciência, confiança, respeito e disposição.

Quando uma pessoa é assertiva, também é segura de si mesma, com um ponto de vista firme, justo e empático. Para desenvolver a comunicação assertiva com as crianças ou com os próprios filhos, devemos estar dispostos a fazer uma transformação para proporcionar uma relação baseada na confiança e no respeito com eles.

As crianças aprendem por imitação, e a família é o primeiro grupo social da criança. Por isso, o que aprendem em casa é um fator determinante no seu comportamento na sociedade. Crescer num ambiente assertivo será muito benéfico para os relacionamentos da criança.

Como posso ensinar a assertividade?

Uma criança que é passiva pode se abster de se comunicar corretamente com o seu círculo. Também, uma criança agressiva pode gritar ou interromper uma conversa. Estes dois extremos não são a maneira mais adequada de comunicação. A assertividade permite a correta comunicação, defendendo os próprios interesses mestras que se respeitam os direitos dos outros. Além disso, também é a capacidade de advogar por nós mesmos de uma maneira honesta e respeitosa.

Já dizemos que não é uma tarefa fácil trabalha-la, mais como qualquer outra habilidade, com a prática tudo se consegue. Por isso, deixamos aqui algumas dinâmicas de comunicação assertiva para poder desenvolver as suas habilidades de assertividade e também estabelecer padrões de comunicação saudáveis com os mais pequenos:

  1. Evite uma educação impositiva baseada em nãos tentando expressar as suas necessidades ou desejos positivamente
  2. Conversar com as crianças num ambiente for tranquilo as ajuda a que possam compreender melhor a informação que desejam transmitir
  3. Faça valer a sua opinião
  4. Comunique-lhes a importância de ceder
  5. Os sucessos dos outros são positivos para todos
  6. Fale com clareza, estabeleça contacto visual e mantenha a calma na comunicação

Basicamente, se uma compreensão real for implantada, a criança favorecerá a sua segurança e será mais fácil para ela se abrir e expressar os seus sentimentos. Sentir-se-á apreciado, valorizado e respeitado será o que lhe permitirá estabelecer uma relação positiva e enriquecedora com a família e amigo a nível social.

Principais benefícios da comunicação assertiva

  • Reduz o estresse
  • Melhora as habilidades sociais e pessoais
  • Melhora o controlo dos impulsos
  • Aumenta a autoestima
  • Aperfeiçoa o entendimento das emoções
  • Ganha respeito
  • Aumenta as habilidades para tomar decisões
  • Inverte em satisfação pessoal