O ventre materno é um conjunto complexo de estruturas anatómicas com funções específicas. O feto permanece lá desde a conceção até ao nascimento, e o que aí acontece durante esses 9 meses é muito importante. Junte-se a nós se quiser saber mais sobre este tópico.

E se quiser aprender mais profissionalmente, consulte o nosso Mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente e complemente os seus conhecimentos e competências para se desenvolver neste sector.

O qué é o ventre materno?

O ventre materno está localizado na parte inferior do abdómen, chamada cavidade pélvica, fechada pelo pavimento pélvico. Dentro do sistema reprodutor feminino, o útero tem a função mais importante durante a gravidez. Nesta fase, desenvolvem-se duas membranas, o âmnio e o córion, que constituem o saco amniótico. O primeiro contém o líquido amniótico e o feto; o segundo é externo e é a continuação da placenta.

Como se forma a vida no ventre materno?

Como é impossível saber a hora exata da conceção, a data de referência para determinar a idade gestacional é o primeiro dia do último período menstrual. A gravidez fisiológica, contudo, começará no útero na segunda semana após esta data, quando o ovário libertar um óvulo.

Esta célula viaja para a trompa de Falópio onde encontra o esperma. Após a ejaculação, percorrem o útero até chegarem ao óvulo, sendo fertilizado. Na fase seguinte, começa a divisão celular e aparecem as primeiras fases do embrião.

Como cresce um bebé no útero?

O útero adapta-se gradualmente às mudanças que o feto sofre durante a gravidez. Na quarta semana, os implantes embrionários na membrana mucosa da cavidade uterina. A divisão e diferenciação celular são processos muito ativos, que no início geram apenas o esboço dos órgãos principais. Após o terceiro mês, os membros, os olhos e os ouvidos emergem.

Saiba mais sobre a relação entre o útero e o desenvolvimento psicológico do bebé com o Mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente + Mestrado em Pedagogia Montessori.

Por que é importante o ventre materno?

O ventre da mãe é a nossa primeira casa, e a partir desse momento, o que acontece no exterior influencia-nos. A luz e o som são filtrados através das paredes do abdómen da mãe e são percebidos pelo feto.

A sua importância reside em manter o feto ligado à mãe, de modo a receber nutrientes e oxigénio, bem como purificar as substâncias residuais. Contudo, na secção seguinte verá que o útero tem funções mais complexas.

Funções do ventre materno

O ventre é um local seguro, com uma temperatura estável, onde o feto atinge maturidade fisiológica e anatómica suficiente para sobreviver de forma independente. Além disso, este conjunto de elementos anatómicos permite que o feto circule livremente, o que favorece o desenvolvimento do sistema músculo-esquelético e o protege de lesões externas.

O ventre materno é um cadinho que trabalha silenciosamente para nos fornecer uma das coisas mais belas do mundo. Como sabem, o nascimento de cada novo bebé é a melhor prova.