A anatomia ocular é um grande desconhecido, apesar de ser tão essencial. Revemos as suas características mais importantes e como funciona para poder resolver todas as suas dúvidas sobre o assunto e saiba como cuidar dele. Portanto, leia ou aprenda de uma forma profissional com o nosso estudando Auxiliar de Ótica.

O que é a anatomia ocular?

A anatomia ocular é entendida como sendo composta por três camadas diferentes. A primeira é a córnea esclerótica. A segunda é a uvea. A terceira é a retina. Também estuda os conteúdos oculares e os humores aquosos e vítreos. Por sua vez, analisa toda a parte circundante dos seus olhos.

Quais são as porções do olho?

Na anatomia ocular, são as mais importantes quando se trata de determinar uma alteração. São as seguintes:

  • A esclera. Esta é a camada mais externa, de cor branca e fibrosa. É envolvida pela conjuntiva para facilitar a sua hidratação e nutrição. Na sua parte anterior inclui a córnea. É transparente e permite a passagem de luz para que se possa ver bem. É responsável por fornecer 66% do poder dióptrico total. Alimenta-se de lágrimas (constantemente renovadas por piscar).
  • A Córnea. É uma parte transparente do olho, formada por uma membrana fina e resistente. Ela tem a função de transmitir a luz e a refração para o cérebro, além de proteger o sistema ótico.
  • O corpo ciliar. Tem como função secretar o humor aquoso (um líquido transparente responsável de manter saúde e transparência dos olhos). Ele possui uma musculatura lisa responsável pela acomodação do cristalino.
  • Íris. É a estrutura central do olho, que controla a entrada de luz. Além disso, é a parte que possui a cor dos nossos olhos, castanho, verde, azul e as suas derivações.
  • A Retina. É a parte principal do olho. A retina envia os sinais pelo nervo ótico, através dos seus fotorreceptores, permitindo que os estímulos sejam processados e que uma imagem seja criada.
  • O Cristalino. Está localizado atrás da íris. Tem a função de fazer a lente natural, alterando a forma para garantir que a imagem visualizada esteja focada.

Estrutura ocular

A anatomia ocular também estuda as diferentes camadas do olho. Estes são explicados abaixo:

  • Camada exterior. Esta é composta pela córnea e a esclerótica.
  • Camada intermédia. É composto pela coroide, a íris, a lente e o corpo ciliar.
  • Camada interior. Inclui a retina, o humor vítreo e aquoso.

Elementos para refração ou focalização da luz.

Estas são a córnea, a retina e a lente cristalina. Sem dúvida, três dos pilares da anatomia ocular e, especialmente, da sua capacidade de ver. O seu exame constante ajudá-lo-á a determinar a presença de possíveis alterações, tais como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Esperamos ter-vos dado todas as noções necessárias sobre anatomia ocular. Completar a informação acima com alguma informação relacionada com a higiene ocular. Assim que detetar qualquer tipo de problema de visão, consulte o seu oftalmologista para um diagnóstico. Conseguirá proteger a sua saúde ocular de forma mais eficaz.