Com o Natal chegam os jantares da empresa e de família, tendo algumas vezes como resultado um organismo saturado. Mais comer bem e equilibradamente nestas fechas é possível. No artigo de hoje, deixamos alguns conselhos para melhorar a sua digestão este Natal.

Inscreva-se no nosso Mestrado em Dietética e Nutrição e aprenda a equilibrar o consumo alimentar e a regular o valor nutricional dos pratos.

Que alimentos escolher para comer bem este Natal?

Para comer bem e equilibradamente no Natal é importante que saiba como escolher a comida. Aqui está uma lista de alimentos ideais para criar pratos festivos, mas sem negligenciar a saúde.

• Marisco. O marisco é um dos alimentos estrela da época do Natal e é saudável sempre que seja consumido com moderação. É melhor cozido ou grelhado.
  • Peixe. A opção do peixe é muito adequada, também para estômagos delicados.
  • Vegetais. Acredite ou não, pode preparar cremes e pratos típicos de Natal com vegetais. Uma boa escolha é a abóbora, o alho-francês e os espargos.
  • Frango e peru. Estas são as duas das carnes mais saudáveis que se podem incluir nos jantares de Natal.
  • Fruta para a sobremesa. Pode incluir maçã assada nas suas sobremesas. A digestão será muito mais fácil.

Ideias de pratos para uma boa alimentação

Para que o seu Natal seja saudável e possa comer bem, assim como escolher a comida certa, é importante conhecer quais são os melhores pratos a cozinhar. Por isso, vamos a dar-lhe algumas sugestões.

• Petiscos saudáveis. Hummus, espargos brancos com vinagrete, tártaro ou uma tarte de peixe caseira são algumas das opções.
  • Cremes especiais de vegetais. Podem ser um primeiro prato muito apropriado para o Natal e também uma boa maneira de comer saudável. Pode fazer, por exemplo, crema de abóbora, crema de coentros ou vichysoisse de cogumelos. Para um toque chique, também pode decorar o prato com flores comestíveis.
  • Receitas de peixe. Peixe cozido no forno com molho de salsa-verde é uma das melhores escolhas, tal como o polvo cozido “a la feira” numa cama de batata.
  • Receitas com carne. Como já dizemos, o frango e o peru assados ou com um molho de frutos secos são também perfeitas ideias para encher a sua mesa de cor e sabor.

Como desintoxicar o corpo após às comidas copiosas?

O mais importante é conhecer o seu corpo e saber o que lhe senta melhor. Comer bem, sair a passear e um ótimo consumo diário de água são conselhos primordiais para manter a sua alimentação bem durante todo o ano.