Como sabe, no sector ótico existem vários perfiles profissionais. Todos eles são responsáveis por diferentes funções com formação específica. Um dos mais importantes é o auxiliar de ótica, cujas responsabilidades e tarefas veremos a seguir.

Se estiver interessado em especializar-se nesta área profissional, recomendamos-lhe que consulte a nossa oferta formativa onde encontrará a qualificação ideal para conhecer a fundo este sector.

Quem é o auxiliar de ótica?

O auxiliar de ótica é um profissional com formação muito específica. Estão encarregados de interagir com os clientes desde o momento em que entram no estabelecimento até que pegam nos seus novos óculos. Analisará as situações que surgirem, lhe orientará na compra de produtos ou acessórios e ajudará ao optometrista.

A gama de tarefas empreendidas pelo assistente numa loja de ótica é ampla, mas não inclui a prescrição de óculos ou lentes de contacto. Esta função é da exclusiva responsabilidade do optometrista. Nesta posição, eles assumem tarefas que dizem respeito ao cuidado completo daqueles que vêm para o estabelecimento. Entre as mais relevantes encontram-se as seguintes:

• Gerir as nomeações com o optometrista
  • Assistência ao optometrista com testes de visão
  • Aconselhamento sobre a compra de diferentes produtos visuais e acessórios
  • Gestão de stocks e lojas
  • Colocação de encomendas a fornecedores
  • Preparar cotações

Que competências precisa de ter?

Como em qualquer trabalho, há qualidades necessárias para lidar com o público. Tenha em mente que os óculos não são usados apenas para corrigir problemas de visão. São também acessórios que dão uma imagem e um estilo especial ao utente. Portanto, o seu trabalho será basicamente o de aconselhar e vender. Estas são as virtudes mais importantes deste profissional:

• Capacidade de comunicar claramente certos conceitos ao utilizador.
  • Excelentes relações interpessoais.
  • Competências de vendas.
  • Capacidade de gestão de conflitos.
  • Ser organizado e proativo.

Que competências pode aprende como auxiliar de ótica?

Gerir diariamente o negócio vai além do atendimento aos clientes. O assistente duma ótica precisa de desenvolver competências e adquirir vastos conhecimentos numa escola que lhes permita complementar a sua formação profissional. É por isso que o nosso Mestrado em Auxiliar de Ótica é uma qualificação de qualidade que lhe fornece as competências básicas para se especializar na sua carreira. O seu programa de estudos inclui a anatomia do olho, as suas funções, as diferentes perturbações, as características de cada defeito refrativo e muito mais.

Neste sentido, um auxiliar de ótica deve estar muito familiarizado com a conceção e a função dos óculos e lentes de contacto. Assim, será necessário explicar ao cliente para que servem os diferentes tipos de óculos e como corrigem a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia. Além disso, o oculista deve conseguir fornecer informações sobre os materiais de que são feitos e as suas vantagens. Deve também aconselhar sobre os cuidados necessários e instruções sobre a forma de os utilizar. Noções de vendas, comunicação eficaz e saber destacar os aspetos positivos são essenciais.

Em que campos pode trabalhar um auxiliar de ótica?

Uma vez terminada a sua formação, pode encontrar emprego em muitos lugares. Estes incluem institutos de oftalmologia, clínicas óticas, empresas de fabrico de lentes de contacto ou oficinas de montagem de lentes.

Ser auxiliar de ótica dá-lhe a oportunidade de trabalhar numa tarefa essencial: cuidar da visão dos seus semelhantes. Estudar primeiro e adquirir responsabilidade como profissional depois é uma contribuição construtiva e gratificante para a sua comunidade.