Muitas pessoas pensam serem boas ouvintes, mas na maioria das vezes só ouvem o que a outra pessoa diz. A escuta ativa é uma habilidade de importante, pois permite-nos dar conteúdo emocional às palavras da outra pessoa. Portanto, é um elemento chave, quando se trata de manter uma comunicação interpessoal que vai para além dos limites do ordinário. Aqui, vamos mostrar-lhe o significado deste termo e as suas principais características, por isso prepare-se para aprender tudo sobre ele! E se quiser aprender sobre isso de uma forma profissional, não perca o nosso Mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente.

O que é a escuta ativa?

Há uma multiplicidade de conceitos e definições quando se trata de englobar as competências que constituem a escuta ativa. Contudo, tentando ser tão precisos quanto possível, podemos destacar duas competências fundamentais. Estes dois são a compreensão e o cuidado. São as bases e os ingredientes essenciais para que a escuta seja exata e para abordar as emoções do outro interlocutor.

Para que serve a escuta ativa?

Quando realizamos esta ação de escuta, colocamos um grande interesse e recursos na decifração e compreensão total da mensagem da outra pessoa. Da mesma forma, complementamos as suas palavras com a nossa opinião, oferecendo-lhes uma versão do que compreendemos. Esta é uma forma precisa de ligação com ele e o que ele tenta transmitir-nos. Este método requer um esforço da nossa parte, pois teremos de estar psicologicamente preparados para lidar com a complexidade das mensagens da pessoa que comunica connosco.

Pelo contrário, se não prestarmos atenção suficiente à mensagem, esta ação é chamada escuta distraída. Ocorre quando estamos no cenário da interlocução, mas, a nossa mente e o nosso intelecto dão prioridade a outros estímulos. O discurso, portanto, permanece em segundo plano, assim como toda a informação que lhe está subjacente.

Um exemplo de escuta ativa é quando um amigo lhe fala de um problema de relacionamento. Não pode simplesmente apoiá-los e concordar com todas as suas queixas, mas tem de se colocar no lugar deles e compreender cada um dos lados. Então pode aconselhá-los sabiamente.

Como desenvolver a escuta ativa e os seus benefícios?

Se a nossa verdadeira intenção é ouvir os outros, devemos fazer um esforço para transcender as palavras. É verdade que a comunicação verbal é muito importante numa conversa, visto que é responsável por cerca de 70% de todas as trocas comunicativas. No entanto, a escuta ativa utiliza também outros mecanismos e canais não verbais.

Entre os seus principais benefícios estão o desenvolvimento da inteligência emocional. Isto permite-lhe colocar-se no lugar da outra pessoa, compreendê-la e tomar melhores decisões. Este mecanismo é atualmente utilizado em ambientes empresariais.

Já se sabe o que é a escuta ativa. É uma habilidade que nos permite colocar-nos no lugar da outra pessoa e descobrir o que ela sente. Lembre-se que é vital que os mecanismos de comunicação oral estejam em sintonia com os não verbais. Aprenda a ouvir completamente com esta informação!