Servir alimentos a partir do conforto de um food truck provou ser uma forma acessível e económica de se tornar um proprietário de um negócio culinário. Hoje, o nosso blogue gostaria de explicar-vos brevemente o que é este conceito. Desta forma, não perderá esta experiência ou poderá desenvolver a sua própria ideia de restaurante sobre rodas. Continue a ler!

Qual é o conceito de food truck?

Uma food truck é basicamente um restaurante sobre rodas. Há alguns anos, as food truck encontravam-se na sua maioria nas ruas de muitas cidades. Mas, agora, estas cozinhas portáteis estão na estrada em eventos, festividades, casamentos, aniversários… Assim, pode encontrá-los facilmente em feiras, festivais de música e este tipo de eventos onde as pessoas se reúnem.

Que tipo de serviço oferecem?

Num serviço de camião alimentar pode encontrar todo o tipo de cozinha e gastronomia variada. Desde pratos mediterrânicos, americanos, asiáticos, indianos, italianos, tailandeses… a doces, gelados e bebidas.

Não se deve esquecer que, no final do dia, este meio é um restaurante móvel. Uma food truck para cozinhar, preparar, servir e vender alimentos. Estes camiões alimentares têm a flexibilidade de se deslocarem para locais diferentes e servir clientes diferentes se o mercado onde estão localizados não lhes convier.

Tipos de food truck

Existem vários tipos, aqui destacamos o seguinte:

  1. Vintage. Este estilo lembra-nos os anos 50 e 60 nos Estados Unidos. Vemo-los em carrinhas a vender hambúrgueres ou gelados, mas são cada vez mais escolhidos para oferecer outras alternativas alimentares.
  2. American Power. Os que temos visto habitualmente em séries e filmes americanos. As caravanas onde os polícias ou executivos vêm almoçar rapidamente e voltar ao trabalho.
  3. Reboques futuristas. Aquelas carrinhas com um design de estilo nave espacial. São atraentes para onde quer que vão.
  4. Caravanas clássicas. Os que têm um desenho de caravana boémia. São também muito populares.
  5. Camiões. Vêm em diferentes tamanhos, modelos e decorados em diferentes estilos. Existem várias versões de camiões alimentares.
  6. Furgonetas. Tal como os camiões, existem vários modelos. Têm também todo o tipo de equipamento e são mais fáceis de transportar.
  7. Carrinhos puxados por cavalos. Um tipo menos visto mais muito popular. Incorporam a elegância típica britânica e um design muito romântico.

Como surgiram as food truck?

Desde a Idade Média que existe a prática de vender todo o tipo de produtos em mercados e feiras, seja em bancas ou em instalações móveis.

Atualmente, nos EUA, os camiões alimentares são uma verdadeira instituição, com um volume de negócios anual de cerca de 500 milhões de dólares. Também servem de montra para os mais prestigiados chefs de todo o mundo nos festivais mais importantes do país, tais como os de São Francisco, NYC e Chicago. São também bem sucedidos no Canadá, México e, cada vez mais, na Europa.

Por outro lado, muitos cozinheiros e chefes de cozinha sonham em possuir o seu próprio restaurante, mas investir num estabelecimento físico requer um gasto considerável. Deve também ter-se em conta que muitos destes estabelecimentos acabam por ir à falência. É por isso que os aspirantes a cozinheiros começaram com empresas alimentares de rua.

Onde aprender a criar um restaurante móvel?

Para criar um negócio de restaurante sobre rodas, é necessário obter autorização da autoridade competente da cidade onde se vive. Mas, mais importante ainda, é preciso saber como manusear a comida de um carro e tudo o que é necessário para preparar e servir comida.

Portanto, se quiser aprender a montar um camião de comida, não perca o nosso Mestrado em Cozinha. Com este diploma, além de aprender sobre este sector da moda, aprenderá sobre o perfil do cozinheiro profissional, os tipos de cozinha, as propriedades dos alimentos, a apresentação dos pratos. Também aprenderá os processos básicos de pastelaria, sobremesas, empreendedorismo, sobremesas à base de leite, sobremesas à base de fruta, tipos de cremes e receitas. Da mesma forma, o nosso diploma irá ensinar-vos tudo sobre tipos de cozinha, novas tendências, movimentos gastronómicos, entre outros conceitos relacionados.

Finalmente, deve também certificar-se de que a sua food truck é aprovado pelo Ministério da Indústria. Portanto, antes de iniciar esta atividade, é aconselhável ter tudo regulamentado de modo a começar com o pé direito.