A pirâmide de Maslow é uma teoria psicológica que responde a questões sobre a motivação e necessidades humanas. É uma forma de descobrir de onde vêm os impulsos que fazem as pessoas agirem de uma certa forma.

O que entendemos como a pirâmide de Maslow é a hierarquia das necessidades, ordenadas com base no bem-estar. Assim, à medida que as necessidades mais básicas são satisfeitas, aspira-se às necessidades mais complexas.

Desde o seu aparecimento em 1943, não só tem sido utilizada como uma ferramenta individual, como a sua hierarquia de necessidades humanas pode ser aplicada a outras áreas, tais como os negócios. As duas principais áreas de utilização são os recursos humanos e o marketing. Se quiser saber mais sobre este interessante conceito, leia ou aprenda profissionalmente com o nosso Mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente.

O que é a pirâmide de Maslow?

O seu autor foi o psicólogo americano Abraham Maslow, nascido entre 1908 e 1970. Este conceito apareceu na sua obra “Teoria da Motivação Humana”. A pirâmide de Maslow é uma teoria motivacional que analisa os impulsos do comportamento humano. A pirâmide apresenta cinco níveis, dispostos numa ordem hierárquica, mostrando as necessidades dos seres humanos.

Maslow argumentou que os seres humanos perseguem os nossos objetivos desde que o ambiente seja ótimo. Por conseguinte, os nossos objetivos mudam de acordo com a nossa situação a qualquer momento. Para aspirar ao autorrealização, localizado no nível mais alto da pirâmide, devemos ter coberto as necessidades anteriores, tais como necessidades de segurança ou fisiológicas.

Para que serve?

Um dos campos em que a pirâmide de Maslow é mais comummente utilizada é o marketing. A sua principal utilização é analisar as motivações de compra do consumidor no que diz respeito a diferentes necessidades.

Quando uma empresa decide lançar um produto ou serviço, deve adaptá-lo ao nível de necessidade do cliente que irá cobrir. Esta análise é fundamental para criar uma comunicação eficaz do produto e para estabelecer uma ligação com o consumidor.

No entanto, a aplicação da pirâmide aos recursos humanos está diretamente relacionada com a motivação dos empregados. Um empregado feliz produz mais e melhor. Assim, as empresas empenhadas em compreender as necessidades dos seus empregados e em satisfazê-los têm um desempenho superior.

Quais são os cinco níveis da pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow estabelece necessidades em 5 níveis: fisiológicas, de segurança, sociais, de reconhecimento e de autorrealização.

Ao nível mais baixo estão as necessidades primárias: respirar ou alimentar-se. Uma vez que estes sejam cumpridos, pode passar para o nível seguinte. A estes níveis estão as necessidades secundárias, terciárias, etc. E assim por diante, até que o resto dos níveis seja coberto e se atinja o último nível, que engloba o autorrealização pessoal.

Abaixo, explicamo-los com mais detalhe.

Necessidades fisiológicas

No primeiro nível, as mais básicas, são as necessidades fisiológicas. São inerentes a qualquer ser humano, fundamentais para a sobrevivência. Alguns exemplos são comidas, água, descanso, roupa para vestir, sexo. Enquanto estas necessidades não forem satisfeitas, não se pode concentrar noutros aspetos.

Nível de segurança e proteção

A seguir vem o nível de segurança. Com as suas necessidades fisiológicas satisfeitas, procura a sua própria segurança. Quer manter a ordem na sua vida, estabilidade emocional, saúde e habitação. Procura também um emprego sólido e uma situação económica solvente.

Este nível tem a ver com expectativas e condições de vida. Ambas as questões determinam o desenvolvimento de projetos. Baseia-se tanto nos direitos como no capital social.

Interesses de filiação

Enquanto conseguirmos gerar uma boa cultura de coexistência, iremos satisfazer essa necessidade de segurança que nos ajudará a sentir-nos parte de algo. Os seres humanos são sociais por natureza. Assim, o passo seguinte centra-se em satisfazer as suas necessidades de pertencer a um grupo social, estabelecer relações, amizades, um parceiro, etc.

O desenvolvimento afetivo do indivíduo está relacionado com as seguintes necessidades:

  • Associação
  • Participação
  • Aceitação.

Fatores de reconhecimento

Ao quarto nível estão as necessidades de reconhecimento ou estima. Falar de reconhecimento implica afetividade e apreciação. Por um lado, é preciso sentir autoestima, confiança, sentir-se amado pelos outros e reconhecimento externo. Mas também têm a ver com como nos valorizamos a nós próprios. É por isso que Maslow estabeleceu uma divisão interna a este nível:

  • Alta estima: esta é a estima que temos por nós próprios. O respeito que demonstramos por nós próprios, a nossa autoconfiança, independência ou liberdade.
  • Baixa estima: é a que diz respeito aos outros. Destacam-se a reputação, a dignidade ou a fama.

Quando estas necessidades são satisfeitas, reforçam a autoestima, mas quando não o são, podem criar um complexo de inferioridade e de inutilidade. A limitação destas necessidades leva-nos a ficar estagnados.

Autor realização

Finalmente, o último nível só é alcançado quando os outros níveis são cobertos. As questões que fazem parte deste nível são difíceis de definir devido à sua forma abstrata. Por esta razão, cada indivíduo tem as suas próprias necessidades que diferem das restantes, mas que normalmente envolvem autoaperfeiçoamento, crescimento espiritual, criatividade e sucesso pessoal.

Quais são as 5 necessidades humanas básicas de acordo com Maslow?

São as necessidades com a ver com a sobrevivência do ser humano: comer, dormir, respirar… São aqueles que lhe permitem continuar a viver e manter o seu corpo a funcionar.

Mas também outras necessidades básicas relacionadas com a saúde, a vida em sociedade, a criatividade ou a sua própria identidade.

Em suma, a pirâmide de Maslow tornou-se uma forma muito eficaz e simples de determinar e diferenciar as múltiplas necessidades apresentadas pelos seres humanos desde tenra idade e em diferentes campos.