A psicologia desportiva estuda o comportamento dos atletas e das pessoas ao seu redor, como os seus treinadores e preparadores físicos. É um campo de estudo relativamente novo, mas que vem ganhando cada vez mais importância, pois o bem-estar dos atletas afeta diretamente o seu desempenho. Se quer saber muito mais sobre o campo da psicologia desportiva, recomendamos o nosso Mestrado em Psicologia Desportiva. Continue a ler para saber mais!
Índice de contenidos
O que é psicologia desportiva?
A psicologia do desporto é a ciência que estuda os processos cognitivos e o comportamento dos atletas. Como já pode saber, o desporto traz muitos benefícios à saúde das pessoas, mas também é importante conhecer o comportamento dos atletas em momentos tensos, como as competições.
No mundo dos desportos de alto rendimento há muita pressão e estresse, por isso esta aula de psicologia trabalha para não influenciar no desenvolvimento ou habilidades dos atletas.
Claro que não se aplica apenas a atletas de elite, mas é um ramo da psicologia que pode melhorar a vida de todos, atletas ou não, de diferentes maneiras. É uma psicologia que melhora a concentração, motivação e confiança, por isso também pode ser aplicada a pessoas que vivem com alto estresse.
Que trabalha a psicologia desportiva?
A principal tarefa da psicologia desportiva é estimular a evolução de habilidades psicológicas essenciais para que atletas, familiares e treinadores possam enfrentar as competições desportivas.
Assim, a psicologia desportiva melhora o desempenho, os resultados desportivos e o bem-estar das pessoas. É muito importante manter e aumentar a motivação dos atletas, alcançando o sucesso a partir de uma boa saúde mental.
Como é aplicada?
Neste ramo da psicologia aplicada ao desporto encontramos duas vertentes: terapia e orientação. No aspeto terapêutico, os psicólogos intervêm nas preocupações ou problemas pessoais dos atletas que dificultam o cumprimento dos seus objetivos.
Por outro lado, no aconselhamento ou orientação, o responsável é um psicólogo que atua como treinador ou conselheiro desportivo, programando técnicas e programas para otimizar o seu desempenho. Não é um trabalho individual, pois é feito com a ajuda de nutricionistas, treinadores, fisioterapeutas, etc. Em suma, a aplicação da psicologia desportiva baseia-se na previsão, descrição e explicação das ações desportivas, trabalhando as emoções e possibilidades dos atletas.
Ferramentas para a psicologia desportiva
O psicólogo desportivo deve focar na identificação do comportamento a partir de uma avaliação e análise do sujeito, tanto do biólogo quanto das suas relações pessoais. Dessa forma, o especialista conhecerá o contexto desportivo com o qual o atleta vive.
Algumas das ferramentas utilizadas pelos especialistas são questionários, entrevistas e técnicas de observação. Não só o atleta, mas também os treinadores, familiares, dirigentes, etc.