A hipertensão é um problema que precisa de ser tratado com grande cuidado. Ver um especialista será um dos fatores essenciais que facilitará o controlo da hipertensão. Gostaria de saber como a tensão arterial elevada se manifesta? Continua a ler o post, iremos contar-lhe tudo sobre ele abaixo. Pode também treinar com o nosso Mestrado em Psicologia Desportiva, com o qual poderá aprender os fatores essenciais da nutrição e do desporto para combater e prevenir doenças cardiovasculares.
Índice de contenidos
O que é a hipertensão?
A hipertensão é uma condição comum hoje em dia. Quando isto acontece, a pressão e a força exercida pelo sangue contra as artérias pode causar problemas de saúde, alguns deles muito graves.
Problemas relacionados com a hipertensão
- Perda de visão
- Pré-eclâmpsia ou eclâmpsia
- Uma complicação perigosa da gravidez
- Ataque cardíaco
- Edema pulmonar
- Perda de memória
- Perda repentina da função renal
O que causa a hipertensão?
Os fatores hereditários são fundamentais, assim como o excesso de peso ou obesidade, porque é necessário mais sangue para obter oxigénio e nutrientes para todas as suas células. Portanto, se precisar de mais sangue, também pode aumentar a pressão nas suas artérias.
Outras causas da hipertensão incluem:
- Idade. Até cerca de 64 anos, a tensão arterial elevada é mais comum nos homens. As mulheres são mais propensas a desenvolver tensão arterial elevada após os 65 anos de idade.
- Falta de atividade física. As pessoas que não são fisicamente ativas tendem a ter um ritmo cardíaco mais elevado. Quanto mais alto for o ritmo cardíaco, mais difícil o coração tem de trabalhar com cada contração, e maior é a força sobre as artérias.
- Consumo de tabaco.
- Alto teor de sal na sua dieta. Demasiado sódio na sua dieta pode fazer com que o seu corpo retenha líquido, o que aumenta a pressão sanguínea.
- Stress. Níveis elevados de stress podem causar um aumento temporário da pressão sanguínea. Os hábitos relacionados com o stress, tais como comer em excesso, fumar, ou beber álcool, podem causar um aumento adicional da pressão sanguínea.
- Elevado consumo de álcool. A bebida pesada pode danificar o coração.
Como é medida a pressão sanguínea?
O que significa ter hipertensão?
O que acontece se o seu coração bombear muito sangue e se as suas artérias forem estreitas? A força e impacto que recebem será maior, pelo que a sua pressão arterial será também mais elevada.
Provavelmente já tomou a sua tensão arterial em mais de uma ocasião e, como sabe, existem dois valores para a sua leitura, medidos em milímetros de mercúrio. Estes valores são:
- Existe um valor mais baixo, o que é vulgarmente conhecido como a baixa pressão, referida como pressão diastólica. Este é o valor que mede a pressão nas artérias devido ao impacto do sangue entre batimentos cardíacos.
- O valor máximo, a pressão arterial alta ou sistólica, é o primeiro número que aparece e o que mede é a pressão das artérias em cada batimento cardíaco.
Uma vez que sabemos isto, podemos definir que uma pessoa é hipertensa quando a pressão atinge valores superiores a 130/80 mm Hg.
Como sabemos se uma pessoa é hipertensa?
Devemos ter em conta fatores hereditários, hábitos de vida e, claro, os próprios sintomas, embora estes últimos não sejam um fator determinante, pois geralmente não há sintomas de todo.
É de notar que mesmo com pessoas que já conhecem os seus números e afirmam ter hipertensão, mesmo com números muito elevados, não apresentam sintomas. Mas, é necessário agir o mais rapidamente possível porque, em algumas pessoas, o aparecimento de sintomas pode ser um aviso de que a doença está muito avançada ou pode mesmo levar à morte.