O stress vive connosco dia após dia. Certamente, a maioria das pessoas no mundo já sofreu de stress em algum momento da sua vida. É uma emoção muito comum e recorrente que pode ser difícil de gerir adequadamente. Conhecer os tipos de stress que podem afetar-nos e as suas características pode ajudar a identificá-lo e a eliminá-lo. Aprende a tratar problemas emocionais com a nossa titulação em Psicologia Holística.
Índice de contenidos
Diferentes tipos de stress
Como mencionámos, gerir estas situações stressantes pode ser complicado. Identificar qual é a causa e o tipo de stress que sofremos pode ser de grande ajuda para combatê-lo. Por isso, explicamos-te quais os tipos de stress que podes experimentar, bem como as suas características e sintomas.
O stress agudo
Entre os tipos de stress que existem, podemos dizer que o stress agudo é o mais comum. Normalmente, é causado pelas exigências do passado e pelas expectativas do futuro. Surge frequentemente quando a pessoa se sente pressionada em algum tipo de circunstância ou situação. Pode ser positivo em pequenas doses, pois ajuda-nos a ser mais produtivos e a cumprir com as nossas obrigações. No entanto, o stress agudo recorrente pode tornar-se muito pesado. Por isso, devemos identificá-lo e evitar exagerar este tipo de stress, já que pode persistir a longo prazo e transformar-se em verdadeiros problemas.
Sintomas deste tipo de stress
Principalmente, trata-se de um stress de curto prazo, desencadeado por uma situação específica num momento concreto. Por esta razão, podemos dizer que este tipo de stress não causa danos significativos. Os seus sintomas psicológicos incluem a instabilidade emocional: emoções como a irritabilidade, a ansiedade ou a depressão misturam-se.
Embora, podem surgir sintomas fisiológicos como dores musculares, problemas estomacais, tonturas, dificuldade em respirar… estes sintomas são únicos para cada pessoa, e experienciamo-los de formas diferentes.
O stress agudo episódico
Este tipo de stress afeta pessoas que experimentam stress agudo de forma constante. Geralmente, é devido ao facto de terem vidas caóticas e desorganizadas. Costumam estar sempre muito ocupadas e autoimpõem-se muitas responsabilidades, deixando para trás as suas necessidades primordiais. Ademais, como já dissemos, o stress agudo é de curto prazo, mas experimentá-lo constantemente pode agravar problemas no futuro. As pessoas que sentem este tipo de stress, às vezes, devido à sua própria personalidade, tendem a pensar que não há nada de errado nas suas vidas.
Sintomas deste tipo de stress
Sobretudo, os sintomas mais comuns do stress agudo episódico incluem dores de cabeça, hipertensão e dores no peito. Estes sintomas podem causar verdadeira ansiedade e complicar a vida de quem o experiencia. Por esta razão, recomendamos procurar ajuda profissional para tratar o problema.
O stress crónico
Este tipo de stress causa um desgaste tanto físico como psicológico considerável. Erosiona as pessoas que o sofrem ao longo de um período prolongado, o que representa um perigo grave para a saúde. Assim, pode ser causado por situações de stress prolongadas, como acontecimentos traumáticos na vida do paciente. Um ponto chave deste tipo de stress é que, devido à sua duração, as pessoas que o experimentam podem habituar-se a viver nesse estado.
Consequências deste tipo de stress
O desgaste psicológico constante causado pelo stress crónico pode ser fatal. Atualmente, este provoca depressão e ansiedade, que podem levar ao suicídio. Igualmente, pode resultar em ataques cardíacos, derrames e crises nervosas fatais. Por esta razão, recomendamos sempre a consulta de um profissional para uma recuperação rápida e eficaz.