Os eneagramas da personalidade propõem uma classificação da personalidade de acordo com a atitude vital da pessoa. São diferentes padrões nos quais te podes enquadrar de acordo com a tua forma de ser e de te relacionares com outras pessoas. Se te interessa este âmbito não te esqueças de consultar a nossa Mestrado em Psicologia Holística.

O que são os eneagramas da personalidade

As pessoas, como consequência lógica da sua adaptação ao ambiente, mudam a sua forma de ser ao longo da vida. Isto, que em princípio poderia ser benéfico, em muitos casos tem efeitos negativos sobre o indivíduo, que vê como o seu verdadeiro eu desaparece devido às mudanças adaptativas.

Os eneagramas da personalidade pretendem classificar a tua personalidade primitiva a partir de dois fatores: como abordas a tua relação com as pessoas que te rodeiam e quais são as tuas sensações mentais mais profundas.

Utilidade dos eneagramas da personalidade

O eneagrama vai ajudar a que te entendas melhor, a que compreendas a tua forma de ser e a que te aceites tal como és. Ao mesmo tempo, vai encorajar-te a começar a compreender os que te rodeiam e a fomentar em ti a compaixão para com o resto das pessoas.

A importância da auto-observação

Por meio da auto-observação, podes ser mais consciente de tua própria personalidade e definir o tipo que te corresponde entre os eneatipos que propõe o eneagrama.

Através da observação consciente do teu próprio eu, irás removendo máscaras superficiais da tua personalidade até chegares ao teu ser essencial. Estas máscaras, adquiridas durante a tua infância e juventude, são as responsáveis pelas tuas limitações, daí a importância de detetá-las e eliminá-las.

Com o eneagrama poderás descobrir quem és, com as tuas facetas positivas e negativas, e trarás à luz a tua personalidade real. Só a partir da aceitação, poderás começar a trabalhar para ser uma pessoa melhor, mais equilibrada, serena e tolerante contigo mesma e com os outros.

Como se forma a personalidade

A psicologia holística propõe três dimensões sobre as quais se baseia a personalidade de cada pessoa:

  • Instintos. São impulsos vitais que te permitem acomodar à evolução do teu entorno e defender as tuas parcelas de poder. É a tua vertente mais corporal.
  • Emoções. São as qualidades que te permitem relacionar com as pessoas do teu entorno.
  • Pensamentos. São funções que se originam a partir da perceção do que te rodeia. Ajudam a que te sintas seguro e a caminhar pela vida. São o teu lado racional.

Uma personalidade estável integra as três dimensões (corporal, emocional e racional) de uma forma equilibrada. Se procuras transformar o teu eu para alcançar a tua identidade original, deves trabalhar no desenvolvimento daquela dimensão da tua personalidade que esteja oculta pela força das outras. Assim evitarás a distorção e chegarás à base da tua forma de ser, tal como foi no princípio e como voltará a ser depois de percorrer o caminho marcado.

Eneagramas da personalidade: os 9 eneatipos

Os eneagramas da personalidade propõem até nove tipos de personalidade representados em um círculo e interconectados entre si. Estes eneatipos partem dos centros de inteligência que possuem todos os seres humanos: o centro mental ou do pensamento, o centro emocional ou do sentimento e o centro visceral ou do instinto.

De acordo com a sua tendência natural para utilizar um centro ou outro, a tua personalidade será enquadrada num dos nove eneatipos. Todos pensamos e sentimos continuamente, mas cada um de nós age dando preferência aos pensamentos ou aos sentimentos dependendo de sua forma de ser. Isto dá lugar aos eneatipos.

Eneatipo um: o perfeccionista

Pertences a este eneatipo se és perfeccionista em tudo o que fazes ou se és também detalhista e muito arrumado. O medo de não fazer as coisas bem é um obstáculo importante para desenvolver a tua iniciativa e criatividade. Os ‘eneatipos um’ tendem a ser pessoas muito criteriosas e éticas, embora também possam chegar a ser intolerantes com tudo o que não representa a perfeição das coisas.

Eneatipo dois: o servicial

Neste caso, estas focado em ajudar os outros e a responder as suas necessidades sobrepondo, inclusive, as tuas pessoais. Os ‘eneatipos dois’ podem ser altruístas se tiverem uma personalidade equilibrada ou orgulhosos e com necessidade de reconhecimento em estados menos saudáveis.

Eneatipo três: o triunfador

Se pertences ao tipo três, és uma pessoa que se preocupa com o seu sucesso, trabalhador e eficaz, mas também bastante individualista. A tua forma de agir está sempre orientada para o sucesso, que obténs na maioria dos casos, mesmo que seja com métodos duvidosos. Esta personalidade pode resultar numa dependência do trabalho e numa competitividade constante em todos os aspetos da vida.

Eneatipo quatro: o sensível

Identificas-te com este eneatipo se és uma pessoa romântica, sensível e muito reservada. Esta personalidade pode esconder problemas de timidez e falta de autoestima, que levarão à autopiedade. Numa personalidade saudável, estas pessoas demonstram grandes dotes artísticos.

Eneatipo cinco: o investigador

Se és uma pessoa muito observadora e tens curiosidade científica sobre tudo o que te rodeia, provavelmente pertences ao eneatipo cinco. São pessoas introspetivas e reservadas que esperam compreender o mundo a partir do conhecimento. Caracterizam-se por serem generosas e, nos piores casos, autossuficientes e demasiado cerebrais.

Eneatipo seis: o leal

O sexto eneatipo dos eneagramas da personalidade pertence às pessoas comprometidas e leais, nas quais se confia facilmente pela atitude responsável. Se pertences a este tipo, é provável que sejas uma pessoa insegura que mascaras com uma atitude defensiva.

Eneatipo sete: o entusiasta

Se és uma pessoa produtiva e interessada em buscar experiências estimulantes, certamente que te encaixas no eneatipo sete. Estes indivíduos podem tornar-se cansativos, mas ao mesmo tempo, muito alegres e atraentes.

Eneatipo oito: o líder

Podes considerar-te um líder se tiveres uma elevada autoconfiança que te leva a agir com segurança em todos os casos. Mostras uma personalidade forte e sentes a necessidade de defender os teus entes queridos.

Eneatipo nove: o pacificador

Cabe a pessoas humildes e conformistas que apresentam um caráter bondoso e evitam todo o tipo de enfrentamentos. Se te identificas com este eneatipo, serás capaz de resolver conflitos no teu entorno e manter a paz.

Os eneagramas da personalidade convidam-te a diagnosticar o teu carácter como parte do processo de autoconhecimento. A partir dai, poderás trabalhar nas limitações próprias do teu eneatipo e desenvolver os aspetos positivos da sua personalidade.