A constante produtividade aprendida que nos obriga a pensar sempre no futuro também nos levou a procurar ferramentas que nos recordem como regressar à calma e tranquilidade do momento presente. O mindfulness para iniciantes é um dos melhores métodos para gerir o stress e alcançar um maior nível de bem-estar. Embora possa ser complicado começar a aplicá-lo, uma vez que pratiques durante um período prolongado, poderás ver os benefícios que este exercício oferece. Por isso, hoje explicamos algumas chaves para te introduzires no mundo do mindfulness de forma mais fácil.

Estude psicologia holística e especialize-se.

O que é o mindfulness para iniciantes?

O mindfulness para iniciantes é uma prática de atenção plena que consiste em prestar atenção deliberada ao momento presente sem o julgar ou deixar-se levar por pensamentos ou emoções. É uma técnica de meditação e consciência com raízes nos ensinamentos budistas, mas que se tornou cada vez mais popular devido aos seus benefícios para a saúde mental e emocional.

O objetivo do mindfulness é aprender a estar consciente de cada experiência presente, quer estejamos a comer, a caminhar, a trabalhar ou simplesmente sentados. Em vez de vivermos no passado ou preocuparemo-nos com o futuro, o mindfulness convida-nos a focaremo-nos plenamente no agora, no momento presente, sem nos distrairmos com pensamentos intrusivos ou preocupações.

Para os principiantes, o mindfulness começa frequentemente com exercícios simples de respiração, onde se presta atenção à respiração e se regressa a ela sempre que a mente divaga. À medida que se adquire mais experiência, a prática pode se expande para a observação consciente dos pensamentos, emoções e sensações físicas sem nos envolvermos emocionalmente com eles.

Por que praticar mindfulness para iniciantes?

Começar a praticar mindfulness ou atenção plena pode trazer uma série de vantagens e benefícios. Não apenas porque aprenderás maneiras de lidar com o estresse e a ansiedade do nosso dia a dia, mas também porque te ajudará a adotar um estilo de vida mais tranquilo, focado na vida em si e não na inércia. Vejamos alguns motivos a seguir:

  1. Trabalha a pessoa de forma integral. Os benefícios que obtemos ao praticar mindfulness se estendem horizontal e verticalmente em eixos-chave do ser humano, como saúde mental, relações sociais vivenciadas, a felicidade experimentada, saúde física ou o trabalho realizado.
  2. Todos podem praticá-lo. Não é uma prática exclusiva de nenhum grupo. Tanto o mindfulness para principiantes quanto a sua prática avançada são de acesso universal e são beneficiais para praticamente todas as pessoas que o realizam.
  3. Menos dor. A dor física ou mental existe e não podemos evitá-la. Assumir essa premissa é de vital importância na vida. No entanto, o mindfulness nos ajuda a gerir as nossas emoções relativamente à dor. Ou seja, por meio da atenção plena, aprendemos a aceitar a dor (física ou mental) para saber como tratá-la sem sofrimento.
  4. Menos estresse e ansiedade. O mindfulness serve para reduzir a ansiedade e o estresse. Isso não apenas tem benefícios diretos para nossa saúde mental, mas também tem repercussões indiretas em muitos outros aspetos da nossa vida.
  5. Mais atenção. Como o próprio nome diz, os exercícios de atenção plena nos ajudam a ter mais atenção e concentração. Com isso, podemos aumentar a nossa capacidade de tomar decisões.

5 dicas de mindfulness para iniciantes

O mindfulness para principiantes não requer nenhuma habilidade prévia e pode ser praticado a qualquer momento e em qualquer lugar. Começar com sessões curtas e ser consistente, na prática, gradualmente pode levar a uma experiência mais profunda e benefícios a longo prazo. Abaixo, apresentamos 5 passos ou dicas com as quais podes começar a praticar mindfulness para iniciantes. Toma nota.

1. Encontre um lugar

Procure um lugar que possa ser seu. Um espaço onde possas instalar-te para praticar mindfulness, sem interrupções, sem barulho excessivo e que te transmita boas vibrações.

2. Escolha um momento do dia

O momento também é importante para começar a praticar atenção plena. Se és principiante, é mais recomendável que comeces de manhã cedo ou, se não for possível, à noite, antes de dormir. O mindfulness pode ser praticado a qualquer hora, mas se és novo nisso, a tua mente estará mais “desperta” durante estas horas.

3. Prepare a sua postura

Procure uma posição sentada confortável. Algumas pessoas preferem sentar-se no chão, outras numa cadeira. O importante é que consigas manter as costas retas e o queixo ligeiramente ‘caído’ ou relaxado.

4. Comece com os primeiros exercícios

Coloque em prática os teus primeiros exercícios de mindfulness para principiantes. No início, pode ser difícil e podes sentir vontade de desistir. No entanto, recomendamos que te “forces” a cumprir o tempo que te propuseste. Podes começar, por exemplo, com uma respiração plena, observando como o ar entra no teu corpo e como sai.

5. Deixe fluir

É normal que os pensamentos ocorram e apareçam durante as tuas práticas de mindfulness para principiantes. O nosso cérebro precisa de descanso, mas continua a produzir ideias e pensamentos constantemente. Simplesmente, quando chegarem, deixa que se vão. Não lhes prestes atenção: eles voltarão quando não estiveres a meditar e aí poderás lidar com eles.