Índice de contenidos
O que é coaching?
Já explicámos que se trata dum método utilizado para ajudar as pessoas, em grupo ou de forma individual. Vem da palavra inglesa coach (treinar), e é exatamente isso, um treino. Baseia-se em três premissas: estabelecer os recursos de que dispõe, definir os seus objetivos conforme o que pretende mudar e transformar-se no líder da sua vida.
Para que serve?
Exemplos de coaching
Os casos seguintes podem ilustrar até que ponto este método pode ser aplicado numa variedade de situações quotidianas ou de trabalho. Um diretor de empresa vai fazer um discurso e quer ser muito convincente. O treinador observa o seu desempenho e reforça-o com gestos, palavras e atitudes que transmitem fluência e força argumentativa.
Modalidades de coaching
O coaching vem em várias formas, dependendo das necessidades do coachee. Entre as mais importantes estão as seguintes.
Coaching Organizacional
O objetivo é melhorar as relações e a dinâmica de trabalho nos diferentes grupos que compõem uma empresa. Para os empregados, procura reforçar a sua identificação com a visão e missão da empresa. Também ajuda na gestão do tempo e dos conflitos. Para os gestores, orienta-os a melhorar a sua liderança e a comunicação com as suas equipas.
Coachingdesportivo
O objetivo aqui é reforçar a motivação e a autoconfiança dos atletas e dos desportistas. Por outro lado, serve para reforçar a liderança do treinador e as ligações com a equipa e dentro da mesma. O objetivo é alcançar resultados mais elevados em qualquer modalidade desportiva.
Coaching transformacional
Desenvolve competências úteis para concentrar as pessoas nos seus objetivos. Analisa as suas capacidades e experiências de uma forma realista e orientada para os resultados. Esta modalidade de coaching trabalha sobre pensamentos, valores e ideias.
Se conseguir transformar o medo em coragem e confiança, conseguirá avançar. O nome deriva do objetivo a alcançar, o de conseguir uma transformação na qualidade da própria visão, a do ambiente e das relações estabelecidas com ele.
Coaching ontológico
Este processo procura gerar uma mudança na comunicação interna e externa. Cada pessoa lida com processos linguísticos que criam por vezes obstáculos ou interpretações inadequadas e podem ser modificados.
O pensamento e a sua expressão respondem frequentemente a uma programação que não é a mais produtiva. Nesta base, são construídas relações nas quais se vê a si próprio, e vê a realidade, de uma forma que não é a melhor. Ao retificar a abordagem, ocorrem mudanças de comportamento, que se refletir também na expressão corporal: semblante, gestos e atitudes.
Coaching coercivo
O coaching coercivo procura trazer mudanças através do uso de técnicas de alto impacto emocional. É controversa, visto que a metodologia pode, em muitos casos, fazer fronteira com a manipulação, e envolve experiências extremas que podem ser prejudiciais e reprováveis.
O que é o coaching pessoal?
Trabalha no desenvolvimento de um plano de vida para o ajudar a atingir os seus objetivos pessoais. Funciona para resolver perceções erradas e obstáculos que a própria pessoa cria. Para isso é necessário elaborar uma nova visão da vida que permita funcionar melhor na sua vida quotidiana.
Graças a esta transformação, tornar-se-á o arquiteto do seu próprio projeto, com a liberdade de escolha. Deixará de ser a vítima que coloca a culpa pelo que acontece no seu ambiente.
Qual é o papel de um coach?
É necessário estabelecer uma relação de confiança mútua que constitua a base do compromisso mútuo. No coaching existem dois papéis, o coach (treinador) e o de coachee (a pessoa treinada). Neste processo de conversa, o primeiro faz perguntas e obtém informações sobre os seus paradigmas, mitos e julgamentos. Ele ou ela sonda os obstáculos que o treinador construiu para o seu desenvolvimento.
Vantagens de estar num processo de coaching
- Definir claramente os seus próprios objetivos, e não os dos outros.
- Encontre as suas próprias respostas às perguntas que faz a si próprio.
- Identificar as crenças que o limitam e são falsas.
- Melhore o seu desempenho em tudo o que se propôs a fazer.
- Descubra os seus pensamentos e ideias inconscientes de modo a os modificar.
- Motivar-se e superar os seus medos ou desculpas para agir.
- Gerir o seu tempo de forma eficaz.
- Criar opções que não existiam antes.
- Aprenda a levar a sua própria vida, em vez de a viver conforme as circunstâncias ou outras pessoas.
- Conheça-se melhor e consiga mais realização.