Existem muitas dúvidas em torno da área da psicologia holística: o que é, em que consiste o trabalho de um terapeuta holístico e quais são os seus objetivos mais comuns. Vamos responder a estas questões e mostrar as aplicações da terapia holística neste novo blog sobre o terapeuta holístico. Continua a ler e não percas nenhum detalhe!
Estuda Psicologia Holística e consolida o teu perfil profissional em bem-estar mental e emocional.
Índice de contenidos
Psicologia holística: o que é e definição
A definição de psicologia holística entende que as diferentes emoções e os distúrbios que uma pessoa apresenta têm origem na união do corpo com a mente e o espírito. Ao contrário de outras correntes, os terapeutas que a praticam procuram integrar corpo, alma e mente através de uma gestão de conflitos mais resolutiva. Esta abordagem pode ser útil em diversos campos.
Podemos afirmar que a psicologia holística é um ramo da psicologia que se centra na totalidade da pessoa. Isto implica incluir áreas que outros ramos não consideram, como os hábitos alimentares, em alguns casos. Isto torna possível uma abordagem integral do bem-estar mental e emocional. Vejamos, a seguir, as aplicações desta área.
Aplicações da psicologia holística
A psicologia holística aplica-se para obter uma perspetiva completa da pessoa, facilitando a análise e avaliação da sua situação. Apresenta diversas aplicações:
- Identificar a origem do problema para o enfrentar desde a raiz. Esta abordagem permite identificar não só os sintomas, mas também as causas subjacentes, considerando os fatores emocionais, físicos e espirituais. Assim, promove-se uma solução mais duradoura e profunda.
- Aprender a gerir sentimentos de culpa sobre outras pessoas. O terapeuta holístico ajuda a reconhecer e libertar culpas desnecessárias, promovendo a responsabilidade emocional individual. Isto contribui para relações mais saudáveis e equilibradas.
- Fomentar o desenvolvimento pessoal. Através de técnicas que integram mente, corpo e espírito, promove-se o autoconhecimento e o crescimento pessoal. Isto permite à pessoa alcançar o seu máximo potencial em diferentes aspetos da vida.
- Melhorar o bem-estar emocional. Ao abordar as emoções de forma integral, facilita-se a regulação emocional e reduz-se o stress. Isto cria uma maior harmonia interna e equilíbrio psicológico.
- Apoiar a expansão da consciência. Trabalha-se a expansão da consciência e a ligação com o próprio eu, favorecendo uma maior compreensão do ambiente e das experiências de vida. Isto pode resultar numa vida mais plena e consciente.
Não percas: O que é, que faz e para que serve uma terapeuta holística?
Objetivos da psicologia holística
Como mencionámos, o principal objetivo da psicologia holística é promover a evolução pessoal e transformar o eu a nível corporal, mental e emocional. No entanto, não é o único, pois também procura:
- Integrar a dimensão inconsciente da personalidade para identificar e tratar os conflitos internos.
- Recuperar a identidade inicial da pessoa.
- Desenvolver a personalidade a partir das suas origens, e não da personalidade distorcida que se formou.
O que se faz na consulta de um terapeuta holístico
O terapeuta holístico utiliza diversas atividades para ligar o indivíduo ao seu corpo, mente e espírito. Para tal, recorre a técnicas de meditação e relaxamento, assim como a estratégias de psicoterapia.
Por exemplo, algumas das atividades na terapia holística podem incluir:
- Praticar mindfulness ou atenção plena
- Participar em workshops de yoga e respiração
- Praticar terapia cognitivo-comportamental
- Aplicar a psicologia Gestalt
O que se estuda para ser terapeuta holístico
Para ser terapeuta holístico, estudam-se os fundamentos da psicologia, terapias complementares e medicina tradicional e natural. Os profissionais que querem orientar a sua carreira nesta área devem compreender o comportamento humano, a gestão emocional e os processos mentais. Além disso, aprendem terapias como aromaterapia ou musicoterapia, que ajudam a equilibrar a energia e promover o relaxamento.
O que se estuda para ser terapeuta holístico inclui inteligência emocional, mindfulness, ética profissional e competências de comunicação. Estes elementos consolidam o perfil profissional do psicólogo e ajudam a impulsionar a sua carreira. Mas como adquirir todos estes conhecimentos? Presta atenção!
Estudar psicologia holística na Escola ELBS
Queres aprender as técnicas da terapia holística e formar-te nesta disciplina? Aprende os fundamentos da psicologia, as chaves da personalidade e os princípios da programação neurolinguística com o nosso curso especializado e descobre tudo o que faz um terapeuta holístico.
Pede informações sem compromisso e começa já a dedicar o teu tempo ao que realmente te apaixona. Liga-nos ou escreve-nos através das redes sociais!