Há muitas dúvidas em torno do campo da psicologia holística: o que é, em que consiste o trabalho de um terapeuta holístico ou quais são seus objetivos mais comuns. Por consequência de essas questões, vamos a responder e contar quais são as aplicações da terapia holística neste novo blog. Assim que continue a ler e não perca nenhum detalhe!

Psicologia holística: o que é e definição

Nesse sentido, a definição de psicologia holística compreende que as diferentes emoções e transtornos que uma pessoa possui derivam da união do corpo, mente e espírito. Porém, ao contrário de outras correntes, os terapeutas que a praticam buscam integrar corpo, alma e mente por meio de uma gestão de conflitos mais resolutiva. Como resultado, essa abordagem pode ser útil em diversos campos.

Aplicações da psicologia holística

De acordo com a definição mencionada anteriormente, a psicologia holística é aplicada para obter uma visão completa da pessoa, o que facilita a análise e a avaliação da sua situação. Tem diversas aplicações:

• Encontrar a origem do problema para enfrentá-lo desde a raiz.
  • Aprender a lidar com sentimentos de culpa relativamente a outras pessoas.
  • Promover o desenvolvimento pessoal.
  • Melhorar o bem-estar emocional.
  • Apoiar a libertação da consciência.

Objetivos do terapeuta holístico

Como mencionado anteriormente, o principal objetivo da psicologia holística é promover a evolução pessoal e transformar o “eu” a nível corporal, mental e emocional. No entanto, não é o único, pois também busca:

• Integrar a dimensão inconsciente da personalidade para surgirem os conflitos internos e possam ser tratados e identificados.
  • Resgatar a identidade inicial da pessoa.
  • Desenvolver a personalidade a partir das suas origens, e não a partir da personalidade distorcida que se formou.

O que acontece na consulta de um terapeuta holístico

Nesse sentido, o terapeuta holístico utiliza várias atividades para conectar o indivíduo com o seu corpo, mente e espírito. Para isso, ele opta por técnicas de meditação e relaxamento, de um lado, e estratégias de psicoterapia, do outro.

Por exemplo, algumas das atividades que encontramos na terapia holística podem incluir:

• Praticar a atenção plena ou mindfulness.
  • Realizar workshops de yoga e respiração.
  • Praticar a terapia cognitivo-comportamental.
  • Aplicar a psicologia Gestalt.

Estude psicologia holística com a Escola ELBS

Gostaria de conhecer as técnicas da terapia holística e formar-se nesta disciplina? Dê uma boa olhada no nosso mestrado em psicologia holística e desenvolva todo o seu potencial com a Escola ELBS. Aprenda os fundamentos da psicologia, as chaves da personalidade e as bases da programação neurolinguística com o nosso curso especializado.

Mestrado em Psicologia Holística – Selo de Notário Europeu –

Assim, solicite informações sem compromisso e comece a dedicar o seu tempo ao que realmente o apaixona. Ligue-nos ou escreva-nos através das redes sociais!