Cada vez mais pessoas recorrem à medicina natural para tratar problemas mentais ou físicos. Tal como a acupuntura, ioga ou tai chi, existe a terapia reiki, uma técnica oriental e espiritual que se concentra no autoconhecimento e cura. No blogue de hoje, damos-lhe um resumo desta disciplina para poder analisar se está interessado em dedicar-se profissionalmente a ela. Quer saber mais? Vamos ao que interessa.
Índice de contenidos
O que é a terapia reiki?
Esta terapia de medicina natural baseia os seus preceitos na existência do ki, a força vital universal que está em tudo, e que deve ser manipulada e redirecionada para o tratamento de doenças e desequilíbrios físicos, emocionais e mentais.
Esta disciplina de origem japonesa, que se baseia na energia, tem um nome que vem das palavras “rei” e “ki”, universo e energia, respetivamente. Isto faz-nos compreender que o termo Reiki é uma força natural que dá vida e faz funcionar a alma; procura um equilíbrio entre a energia universal e vital.
De onde é que vem?
A base do Reiki segue as ideias das milenares terapias tradicionais chinesas, contudo, foi descoberta pelo monge Zen japonês Mikao Usui no século XIX, quando ele estava num retiro em Quioto.
Aspetos-chave da terapia Reiki
Reiki não tem contraindicações ou efeitos secundários, no entanto, é de notar ser utilizado como um complemento da medicina tradicional. Alguns consideram que não deve ser utilizado durante as operações, ou antes, de as fraturas ósseas serem devidamente colocadas por um traumatologista.
Além disso, recomenda-se que o paciente esteja plenamente consciente durante a terapia. Por esta razão, deve evitar o uso de drogas e medicamentos que afetam o sono.
Mas para além de ser uma técnica de cura, o reiki é, segundo aqueles que o praticam e seguem, uma filosofia de vida que visa cultivar o coração das pessoas de modo a manter um corpo saudável.
Como é uma sessão reiki?
Durante uma sessão de terapia reiki, o paciente recebe uma terapia passiva. O paciente deita-se sobre uma mesa e o terapeuta usa as suas mãos como canal para que a energia passe para o paciente. O objetivo é equilibrar a energia global da pessoa doente.
Através da imposição de mãos ou outros métodos, colocados em vários pontos, o terapeuta transmite o rei ki (ou ki) ao paciente. O objetivo é desbloquear chacras bloqueados de modo a acalmar ou eliminar o desconforto, promovendo a cura total do paciente.
Pilares da terapia Reiki
Há três práticas em Reiki que podem ser chamadas os três pilares: Gassho, Reiji-ho e Chiryo. Cada uma destas práticas tem objetivos diferentes de modo a obter os melhores resultados durante uma sessão de terapia Reiki. Explicamos quais são estes propósitos dos três pilares de Reiki:
- Gassho: significa dar as mãos em japonês. Este pilar de Reiki é uma prática meditativa. É uma espécie de higiene espiritual, um ritual para criar intenção, um convite à prudência, e o primeiro passo para invocar a energia Reiki durante a sessão.
- Reiji-Ho: é um método que consiste em três rituais muito curtos que ajudam a despertar a intuição para canalizar a energia Reiki para áreas do corpo que dela necessitam. Somos todos intuitivos, só temos de aprender a ouvir essa inspiração e canalizá-la através da atenção e do amor.
- Chiryo: significa tratamento sendo dado com o paciente deitado no chão, enquanto o praticante de Reiki se ajoelha perto do paciente. Através de diferentes técnicas, as mãos são colocadas em diferentes posições, dependendo da sintomatologia do paciente. Assim, as vibrações anormais que emanam do corpo do paciente são percebidas com as mãos, de modo a tratar essas áreas específicas.
Onde aprender sobre o reiki?
No ELBS oferecemos o Mestrado em Psicologia Holística com informação completa sobre terapia reiki para poder adquirir conhecimentos sobre tratamentos alternativos que ajudam o bem-estar das pessoas.
O seu pacote de formação permite-lhe aprender sobre a introdução à psicologia, medicina tradicional chinesa, perspetivas fundamentais, técnicas intervencionistas e de atenção. Também as aplicações clínicas, o paciente e o terapeuta, o eneagrama, os princípios e fundamentos do eneagrama, a homeopatia, o processo clínico. Oferece mesmo informação sobre a aplicação da homeopatia, hipnose, os mitos da hipnose, as leis da sugestão, a linguagem hipnótica.
.