A psicologia holística é um ramo de estudo que se torna cada vez mais relevante. Muitos profissionais, ou mesmo indivíduos, querem ter mais informação para utilizar nas suas terapias ou no seu crescimento pessoal. Com uma abordagem completamente nova e integradora, consegue o ajudar a ultrapassar barreiras e a compreender a sua mente e corpo de uma nova forma. Explicamos-lhe.

Matricule-se no nosso mestrado em psicologia holística para adquirir todos os conhecimentos fundamentais desta abordagem terapêutica.

O que é psicologia holística e quem a criou?

Estamos em dívida com uma psicanalista americana, Karen Horney, que desenvolveu esta abordagem no século XX. A ideia principal é que a psicologia não é apenas uma questão de recursos mentais, deve também incluir o corpo e a alma, e é esta abordagem total que pode proporcionar um crescimento pessoal autêntico.

Desta forma, o objetivo é ter uma abordagem que seja precisamente holística. Este termo provém da tradição filosófica e refere-se ao facto de cada uma das partes estar integrada num todo, e deste todo são contempladas.

Assim, uma perspetiva holística é aquela que consegue integrar cada uma das partes na sua teoria. Assim, a psicologia holística refere-se a uma perspetiva psicológica que se centra não só na mente, mas também no corpo e no espírito.

O que significa que uma pessoa é holística?

Dentro da psicologia holística, uma pessoa holística é entendida como uma pessoa que é capaz de se compreender a si própria na totalidade. Isto significa que eles não negligenciam nenhum aspeto de si próprios. Se for uma pessoa holística, tentará compreender-se a si próprio na sua totalidade, e no seu cuidado incluirá todas as partes do seu ser: a sua emoção e a sua inteligência.

A psicologia holística tem a ver com a compreensão do indivíduo a partir de todos os ângulos. Parte da ideia de que um problema mental também pode causar problemas físicos, e vice-versa.

Por exemplo, talvez a gastrite tenha mais a ver com problemas de stress e ansiedade do que com problemas de estômago. Ou talvez uma sensação de vazio existencial que experimenta tenha mais a ver com o subdesenvolvimento do seu potencial intelectual do que qualquer outra coisa. Cada parte de si está em diálogo com o resto, e isso precisa de ser compreendido.

Vantagens de estudar psicologia holística no ELBS

Na ELBS sabemos que a psicologia holística pode ser útil para todos, e não apenas para pessoas formadas em psicologia. Assim, empresários, empresários ou profissionais do mundo empresarial, ou interessados no crescimento pessoal podem beneficiar desta educação. Desta forma, saberão gerir melhor os seus recursos e dar a sua melhor versão de si próprios.

Com o nosso programa de formação irá aprender:

• Introdução à psicologia.
  • A medicina tradicional chinesa.
  • As perspetivas fundamentais.
  • As técnicas intervencionistas o mindfulness.
  • Aplicações clínicas, o paciente e o terapeuta, o eneagrama.
  • Os princípios e fundamentos do homeopatia o processo clínico e a aplicação da homeopatia.

Em suma, a psicologia holística é uma ferramenta muito útil para o auto-conhecimento e para desenvolver ao máximo as suas capacidades. Descubra todas as opções que lhe oferecemos na nossa escola. Temos instalações diferentes para poder fazer este curso sem complicações, inscreva-se agora e desenvolva-se ao máximo!